Mestrado em
Gestão de Informação
e também Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações; Turismo;
Curso de Formação Especializada em:
Gestão Industrial e Logística; Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços

DEGEI, Universidade de Aveiro


Recursos em linha sobre Ferramentas Multimédia

Luís Manuel Borges Gouveia: [ página principal | correio electrónico ]


Resumo | Sessões | Estrutura | Documentação | Trabalhos | Textos adicionais | Bibliografia
Referências na World Wide Web


Resumo

A Sociedade da Informação é já um facto. Por todo o lado se ouve falar da Internet, dos computadores, da economia digital, da TV interactiva, da 3ª geração de telemóveis e de tudo o que vai mudar… a começar pela forma como trabalhamos, nos divertimos, aprendemos e ensinamos, viajamos e sobretudo nos relacionamos uns com os outros. Novos e velhos conflitos tornam-se agora mais evidentes.

Segundo o dicionário Oxford, multimédia envolve vários e diferentes métodos de comunicação ou formas de expressão. Importa referir que mais do que a cor, os gráficos, a imagem parada ou em movimento, é a junção destes meios que dá o encanto ao multimédia. Todos nós, no dia a dia, deparamos com experiências multimédia resultantes de viver num mundo onde o espaço, o tempo e os nossos sentidos nos proporcionam uma vivência multimédia. O avanço das tecnologias de informação e comunicação permitiu tornar estas mais próximas dessa realidade.

Recorrendo outra vez ao dicionário, interactividade é definida como a transferência contínua de informação e nas duas direcções entre o computador e o indivíduo que o está a utilizar. Interagir é definido como agir ou causar um efeito no outro. Quando nos referimos ao multimédia no computador são muitas vezes descritas situações em que o conceito de interacção aparece. Para dar ao utilizador um papel activo e de controlo da informação recebida é fundamental a interactividade. Desta forma é possível controlar a transferência de informação e regular o seu fluxo de acordo com as nossas capacidades, interesses e disponibilidade.

Verdadeiramente, é da combinação do multimédia com a interacção que resultam os maiores ganhos de cada um dos conceitos, pois é desta forma que se conseguem maiores taxas de transferência de informação que sejam úteis.

Como princípio é bom, mas tem de ser bem utilizado. É que grandes taxas de transferência de informação podem levar à intoxicação e confusão do indivíduo bem como não produzir os efeitos desejados.

A disciplina de Ferramentas Multimédia para as Organizações promove a introdução e discussão dos conceitos do multimédia, das tecnologias associadas e das suas aplicações, de forma a maximizar o seu uso nas organizações.

Objectivos da cadeira

- introduzir os conceitos do multimédia para desenvolvimento e projectos na área
- introduzir as questões associadas com o projecto e planeamento de sistemas multimédia
- sensibilizar para o potencial do recurso multimédia e para o desenvolvimento de aplicações multimédia
- sensibilizar para as questões operacionais relacionadas com o multimédia

Organização em torno de sessões de trabalho que promovem a discussão dos temas de um modo formal. Sempre que possível são utilizados exemplos de ocorrências multmédia de forma a ilustrar os conceitos apresentados e discutidos.

Em complemento são propostos três trabalhos que versam o estudo e projecto multimédia, a sua organização e a sua produção.

 

Sessões do seminário

Temas a tratar em Ferramentas Multimédia

- o multimédia face à sociedade da informação
- conceitos associados ao multimédia
- desafios do multimédia
- potencial e aplicações do multimédia
- projectos e gestão de projectos multimédia
- da ideia à análise e projecto multimédia
- o planeamento de um projecto multimédia
- a realização do projecto multimédia
- distribuição e o pós-projecto em multimédia
- o futuro do multimédia

     
SESSÕES TEMA DOCENTE
     
     
     
1ª sessão Capítulo 1. Introdução Luis Borges Gouveia
13 de Março - motivação, enquadramento e orientação do texto  
     
     
     
2ª sessão 1. Introdução Luis Borges Gouveia
13 de Março - o multimédia face à sociedade da informação  
     
     
     
3ª sessão 2. Conceitos associados ao multimédia Luis Borges Gouveia
27 de Março - proposta de um modelo de referência  
  - multimédia e interactividade  
     
     
4ª sessão 2. Conceitos associados ao multimédia Luis Borges Gouveia
27 de Março - tipos de informação  
  - as pessoas e a tecnologia  
     
     
5ª sessão 3. Os desafios do multimédia  Luis Borges Gouveia
8 de Maio - arquitectura da informação  
  - visualisação de informação, representação de informação  
     
     
6ª sessão 4. Potencial e aplicações do multimédia Luis Borges Gouveia
8 de Maio - a World Wide Web, a mobilidade  
  - o recurso ao multicanal, os artefactos de informação  
     
     
7ª sessão 5. Projectos e gestão de projectos multimédia Luis Borges Gouveia
22 de Maio - metodologias, técnicas e ferramentas  
  - complexidade, dimensão e estruturação de projectos  
     
     
8ª sessão 6. Da ideia à análise no projecto multimédia   Luis Borges Gouveia
22 de Maio - ideias, criatividade e sua estruturação  
  - análise de viabilidade: tipos e técnicas  
     
     
9ª sessão 7. O Planeamento de um projecto multimédia Luis Borges Gouveia
5 de Junho - a componente humana e competência do desenvolvimento multimédia  
  - considerações suporte tecnológico hardware e software  
     
     
10ª sessão 8. A realização do projecto multimédia Luis Borges Gouveia
5 de Junho - as fases de realização de um projecto multimédia  
  - questões de interface e usabilidade  
     
     
11ª sessão 9. A distribuição e o pós projecto, no multimédia Luis Borges Gouveia
12 de Junho - a importância da marca e da envolvente comercial  
  - a importância da documentação  
     
     
12ª sessão 10. O futuro do multimédia Luis Borges Gouveia
12 de Junho - nos canais: quiosques, audiovisual, Internet, TVi, telemóveis e outros  
  - nos artefactos de informação e dispositivos pessoais  
     
     
data a designar TESTE FINAL  
  Exames: 9 de Julho de 2004  
  Recurso: 3 a 18 de Setembro de 2004  

 

Estrutura das sessões

Organização em torno de sessões de trabalho que promovem a discussão dos temas de um modo formal. Sempre que possível são utilizados exemplos de ocorrências multmédia de forma a ilustrar os conceitos apresentados e discutidos.

Constam de cada sessão uma apresentação inicial do tema e a disponibilização de textos ou actividade prática de modo a possibilitar uma maior conscencialização do impacto e questões relacionadas com o tema em discussão. Procura-se criar as condições para que as sessões sejam o mais participadas possível.

Em complemento são propostos três trabalhos que versam o estudo e projecto multimédia, a sua organização e a sua produção.

 

Apresentações, textos e material de apoio

O material de apoio do seminário será disponibilizado em linha (World Wide Web), em formato digital. A sua disponibilização ocorrerá durante as próprias sessões sempre que se justifique em formato papel. Material adicional, documentos e outros meios de aprofundamento dos temas serão igualmente disponibilizados em linha na página pessoal.

Introdução aos media interactivos

Introdução aos conceitos do multimédia

Gestão de projectos:
- conceitos de gestão de projectos
- notas sobre a gestão de projectos informáticos
- condições prévias de sucesso de um projecto

- a programação em gestão de projectos, um exemplo de exercício prático
- questões associadas aos projectos multimédia

 

E ainda um livro sobre multimédia: Rieber, L. (2000). Computer, Graphics & Learning. Lloyd Rieber.

Em complemento, é possível encontrar informação na página pessoal de Luis Borges Gouveia sobre:

 

Avaliação e Propostas de trabalho

A avaliação é composta por quatro elementos:

1 uma prova de avaliação escrita com uma duração inferior a duas horas – 15%

2 um trabalho individual: representação gráfica da homepage LMBG (arquitectura da informação) – 30%
site: http://www.ufp.pt/~lmbg, ver apontamentos para apoio (Cap 12 do livro Information Architecture, O'Reilly) data limite: 12 de Julho se 2004

3 um trabalho de grupo (min 2, max 5): caso de estudo de um projecto multimédia – 15%
proposta de trabalho: questões a responder, o texto que descreve o projecto multimédia. Data limite: 20 de Julho de 2004

4 um trabalho de grupo (min 2, max 3): produção de um conteúdo multimédia sobre um dos temas em análise na cadeira – 40%
Com base nos temas da disciplina de FM, desenvolver um conteúdo multimédia com recurso a software específico multimédia. Deve estregar apenas o conteúdo multimédia. Data limite: 24 de Julho de 2004.
Temas de Ferramentas Multimédia:
- o multimédia face à sociedade da informação
- proposta de um modelo de referência
- multimédia e interactividade
- tipos de informação
- as pessoas e a tecnologia
- arquitectura da informação
- visualisação de informação, representação de informação
- a World Wide Web, a mobilidade
- o recurso ao multicanal, os artefactos de informação
- metodologias, técnicas e ferramentas
- complexidade, dimensão e estruturação de projectos
- ideias, criatividade e sua estruturação
- análise de viabilidade: tipos e técnicas
- a componente humana e competência do desenvolvimento multimédia
- considerações suporte tecnológico hardware e software
- as fases de realização de um projecto multimédia
- questões de interface e usabilidade
- a importância da marca e da envolvente comercial
- a importância da documentação
- canais: quiosques, audiovisual, Internet, TVi, telemóveis e outros
- nos artefactos de informação e dispositivos pessoais

 

O não cumprimento da data limite, qualquer que seja o motivo imputado, leva à NÃO apreciação do trabalho em causa.

Qualquer contacto incluindo pedidos de informação adicional podem ser efectuados por correio electrónico (lmbg@ufp.pt)

A interacção pode ser realizada através do grupo electrónico: http://groups.yahoo.com/group/ntcom

Subscrever o grupo de discussão sobre SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
  Powered by groups.yahoo.com

 

Textos adicionais

 

Bibliografia selecionada de complemento ao seminário

em desenvolvimento!

• Gouveia, Luis e Ribeiro, Nuno M. (2004). Gestão e Organização de Projectos Multimédia. Apontamentos a publicar.

previsto para o 2º semestre de 2004

• Ribeiro, Nuno M. (2004). Multimédia e Tecnologias Interactivas: Princípios, Aplicações e Projecto. FCA - Editora de Informática.

bibliografia base da cadeira

• England, Elaine and Finney, Andy. (2001). People and Processes (Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media, Third Edition, Book 2). Pearson Higher Education.

• Finney, Andy and England, Elaine. (2001). Technical Issues (Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media, Third Edition, Book 2). Pearson Higher Education.

consultar o site dos livros http://www.booksites.net/england/

 

Leituras adicionais (ou livros que merecem ser lidos...)

Rosenfeld, L. and Morville, P. (2002). 2sc edition. Information Architecture for the World Wide Web. O'Reilly.

Lunenfeld, P. (2001). The Digital Dialectic.New essays on the new media. Massachusetts: MIT Press.

Norman, D. (1993). Things that make us smart. New York:Addison Wesley.

Shneiderman, B. (2002). Leonardo's Laptop. Human needs and the new computing technologies. Massachusetts: MIT Press.

Wurman, R. (2001). Information Anxiety 2. QUE.

 

Referências na World Wide Web

Media e Comunicação

      DIRECTÓRIO DE MEDIA, MULTIMÉDIA, RÁDIO E TELEVISÃO
      http://www.zeroland.co.nz/media.html   

      INFORMAÇÃO SOBRE OS NOVOS MEDIA NA EUROPA
      http://www.zeroland.co.nz/media.html

      APONTADORES SOBRE MEDIA E COMUNICAÇÃO
      http://www.aber.ac.uk/media/Sections/gen10.html

      TEXTOS SOBRE MEDIA E NEGÓCIO
      http://www.connected.org/media/media.html

procurar informação na Internet 

informação específica sobre a internet
notícias e dados sobre motores de pesquisa
SAPO - serviço de apontadores portugueses
Alta Vista - o que rivaliza com o mais poderoso serviço de pesquisa (geral/internacional)
Google - o mais poderoso serviço de pesquisa (geral/internacional)
Infoseek - arquivo de apontadores (internacional)
Lycos - arquivo de apontadores (geral/internacional)
Yahoo - o mais famoso dos apontadores... (geral/internacional)
Achei!! - pesquisa na Internet (brasileiro)
Biwe - pesquisador de endereços Web espanhois
¡Olé! - pesquisador espanhol (catalão, galego, basco, etc.)
Carrefour motor de pesquisa Françês
DEJANEWS motor de pesquisa de newsgroups
LISZT motor de pesquisa de mailing lists
WHO WHERE? directório de pessoas
FOUR11 directório de pessoas
MAMMA motor de pesquisa internacional
Para o Software motor de pesquisa para software

 


Página criada em 24 de Março de 2004
Actualizada em 6/6/2004